Programa "Origens" - Epsódios de 9 a 13

Série "Origens"

 

Episódio 13 (bloco 1) - EP13b1 - "O mistério das Sequoias gigantes " - 24/07/2015

(bloco 2) - EP13b2

As sequoias gigantes pertencem a uma classe de espécies tecnicamente dotadas do que cientistas denominam “imortalidade biológica”. São organismos que, embora possam ser mortos por predadores ou alterações catastróficas no ambiente, raramente morrem por envelhecimento. Pelo contrário – enquanto vivos continuam a se desenvolver em pleno vigor. O que nos revela isto acerca da nossa origem? E, por que as Sequoias quase desapareceram do planeta?

 


 

Episódio 12 - EP12 - "Preservar e viver " - 17/07/2015

Em Gênesis 1, Deus forma o homem e a mulher e imediatamente diz a eles: "Frutificai e multiplicai e enchei a terra,e tenham domínio sobre ela". Algumas pessoas pensam que a palavra domínio significa que eles teriam um poder despótico, que poderiam fazer o que quisessem com os animais. Mas não é isso que a palavra domínio significa. Significa cuidar deles. Significa ser responsável por eles. E você coloca esse verso com o verso que está no capítulo 2 de Gênesis e eles explicam um ao outro. "E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar". Primeiro, quando diz jardim aqui esse não é um jardim como o que você pega uma pá e tira as ervas daninhas. Esse é um jardim de pomares é uma floresta, é um habitat cheio de animais, cheio de natureza de todo o tipo; esse é o Jardim do Éden. E Deus diz "eu quero que você vá lá para cuidar e lavrar". Essa não é um boa tradução. Em hebraico as duas palavras são "Shamar" e "Havad" que significa literalmente servir e guardar. Servir e guardar o jardim. Então, nós devemos ser servos. Servir e guardar o jardim. Isso significa que somos servidores, protetores do meio ambiente. Nós não somos regentes déspotas. Somos servos cuidando do nosso ambiente.

 


 

Episódio 11 - EP11 - "Biodiversidade" - 10/07/2015

Mutações favoráveis certamente ocorrem, mas a maioria é recessiva. Em escala maior, as mutações cientificamente estudadas são mais degenerativas do que progressivas. Ou seja, em habitats naturais tornaria os organismos menos aptos na sobrevivência. O respeitado zoólogo francês Pierre-Paul-Grassé, doctor honoris causa de universidades como de Madrid, Barcelona, Bruxelas e da USP, de São Paulo, afirmou: “Não importa quão numerosas elas possam ser, as mutações não produzem nenhum tipo de evolução”.

 

Leia mais sobre o assunto.

 

Episódio 10 - EP10 - "Projetada para a Vida - parte 2" - 03/07/2015

Foi realmente a Terra projetada ou até agora temos interpretado equivocadamente as evidências? Sem dúvida, este é um assunto complexo, que iremos a analisar neste programa.


 

Episódio 9 - EP09 - "Projetada para a Vida - parte 1" - 26/06/2015

Vida é o que há de mais especial e singular, é inexplicável. Um fenômeno que o ser humano não consegue reproduzir a altura e que até agora só se conhece neste nosso planeta Terra.


 

Você está aqui: Home Eventos Programa Origens Programa "Origens" - Epsódios de 9 a 13