Diversidade Racial

 Transcrevem-se a seguir alguns trechos da Encyclopaedia Britannica (Macropaedia, vol. 15, verbete Races of Mankind), abordando a questão da diversidade racial humana:

 

"Durante séculos esteve em vigor uma classificação das raças em função das mais óbvias características físicas manifestadas entre elas, como por exemplo a cor da pele, dos olhos, e dos cabelos. Das observações procedidas, surgiu a noção simples de alguns poucos agrupamentos com base tão somente na cor da pele - o homem branco, amarelo, vermelho e preto. ... Entretanto, nem todas as pessoas de pele intrinsicamente preta têm uma origem genética comum. ... Mas, de certa forma, as classificações feitas apresentam certa validade" (do ponto de vista taxonômico).

Na realidade, existe grande risco de quaisquer classificações dos seres humanos, mormente as feitas a partir do surgimento do darwinismo, induzirem a ideia de "raças" superiores e inferiores. E é exatamente o que se tem verificado na história, apesar de os próprios pesquisadores evolucionistas freqüentemente terem declarado que não se consegue distinguir qualquer associação eventual entre "raças" e caracteres como inteligência e comportamento.

A propósito, ainda na Encyclopaedia Britannica encontra-se este comentário:

"Os africanos importados como escravos para os Estados Unidos cedo demonstraram espírito e talento tais que os escravagistas, alarmados, foram levados a procurar uma justificação teórica para manter o regime escravocrata, e a proclamar leis contra a educação dos escravos, proibindo até mesmo a sua alfabetização."

"O racismo, em sua forma mais simples, é a manifestação de falta de apreciação por qualquer grupamento de pessoas que constituam uma micro-raça, uma raça local, ou uma raça geográfica, resultando em tentativas de restringir as suas oportunidades econômicas, negar-lhes igual proteção legal, manter suas condições de inferioridade e utilizá-las como mão-de-obra barata".

Em nossa segunda capa da Folha Criacionista número 62 temos fotografias de pessoas representativas de vários tipos de "raças geográficas", extraídas da Encyclopaedia Britannica, caracterizando o grande reservatório de variações recessivas inerente à população humana, cuja diversidade bem poderia ser comparada com a das "joaninhas", mostradas em nossa primeira capa da Folha Criacionista número 62!


SCB (08/02/2004)   [8]

Você está aqui: Home Notícias Diversidade Racial